No flash player!
It looks like you don't have flash player installed. Click here to go to Macromedia download page.
Quando o primeiro fóssil de pterossauro foi encontrado no sul da Alemanha em 1784 pensou-se ser um animal aquático. Este "ptero-dáctilo" ("dedo-asa") não foi geralmente aceito como réptil voador até cerca de 100 anos mais tarde. Os pterossauros constituíam um grupo de répteis que viveram ao mesmo tempo que os dinossauros , com quem eram aparentados , mas não dinossauros propriamente ditos. Enquanto estes dominaram a terra , aqueles especializaram-se no ar , antes do aparecimento das aves.
Voavam com asas de pele , estendidas a partir do corpo até às pontas dos seus quatro dedos estremamente longos , os seus dedos- asas. Os ossos dos pterossauros eram extraordinariamente delicados e cheios de espaços ocos para os tornar leves. O seu grande cérebro permitia-lhes controlar os músculos e dar-lhes boa visão. Lançando-se de pontos altos como falésias , apanhavam as correntes de ar ascendentes , batendo as asas para os ajudar a voar. Os pterossauros estão divididos em dois grupos , os "ranforrincóides" , que são os mais velhos , e os "pterodactilóidedes" , de cabeça e pes coço compridos
O maior pterossauro conhecido , o Quetzalcoatlo , tinha cerca de 12m de envergadura. Pesava provavelmente 86kg , que é o peso de um homem alto.
O Pteranodonte provalvelmente sobrevoava os mares, usando o bico comprido e sem dentes para apanhar peixe. Tinha mais de 5 m de envergadura, e metade do comprimento da cabeça consistia numa longa crista óssea que talvez lhe servisse de leme para o guiar e equilibrar em voo.
Muitos exemplares de Ranforrinco foram encontrados no Sul da Alemanha em rochas da mesma época que o Pterodáctilo. Tendo vivido há cerca de 145 milhões de anos, o Ranforrinco exteriormente era semelhante ao Eudimorfodonte, mas a cabeça pequena tinha dentes afiados inclinados para diante e terminava num bico sem dentes.